domingo, 24 de abril de 2011

Momento nostalgia - Arquivo X

            A Verdade está lá fora. Durante nove anos essa frase fez parte da vida de milhões de fãs no mundo todo. Tendo sua estréia em 1993, Arquivo X (X Files no original)  logo se tornou um fenômeno de público e crítica além de abrir durante os anos 90 uma febre em torno de alienígenas. A série era sobre um casal de agentes do FBI, o crédulo Fox Mulder e a cética Dana Sculy, que faziam parte de uma divisão chamada Arquivo X que era encarregada de investigar crimes sem explicação lógica (os crimes podiam envolver espíritos, alieníginas, vampiros, mutantes, forças da natureza, etc.). A agente Sculy sempre tinha uma explicação lógica para tudo que acontecia, dando um respaldo científico ao Arquivo X. Já Mulder sempre estava aberto às "possibilidades extremas" e não descartava o sobrenatural.


                                         
                                                      
           A grande mitologia da série era a colonização da Terra por aliens, orquestrada por um suposto governo secreto mundial. Além de nove temporadas a série rendeu dois filmes para cinema, um em 1998 e outro em 2008. Depois da quinta temporada a série perdeu um pouco do fôlego e já não era o fenômeno dos anos 1990 em parte a menos partipação do David Duchovini (intérprete do Mulder) que teria se desentido com a direção e  a Fox, detentora os direitos da série. Arquivo  X chegou ao fim em 2002 num episódio de duas horas de duração. Até hoje toda vez que surge uma série envolvendo mistério como "Lost" surge a espectativa que seja a herdeira de Arquivo X. A verdade continua lá fora...                 


2 comentários:

  1. Ótimo post, exceto por uma pequena correção, Duchovny (Mulder) não se desentendeu com a Fox ou com a direção, ele quis sair, p/ investir na carreira de ator e não ficar eternamente marcado como ator de um papel só, o que, apesar de demorar ele conseguiu. Tanto que negociaram para ele, aparecer ao menos em metade dos episódios da oitava temporada. Respeito, mas gostei das demais temporadas, embora realmente nenhuma tenha superado as ótimas quarta e quinta temporada. Fora que, ao meu ver, Chris Carter foi genial ao conduzir as duas últimas temporadas de forma a Mulder se fazer presente, apesar da ausência do ator. Abços e, lembre-se: Uma vez eXcer, sempre eXcer!

    ResponderExcluir
  2. Grato pela sua contribuição. Com quase dez anos do término dasérie ela ainda é lembrada elos fãs. Prova isso é que este é um dos posts mais visitados do blog.
    Valeu eXcer!!!

    ResponderExcluir

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores