segunda-feira, 14 de maio de 2012

Racismo "cordial"?

"E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando"


O trecho acima é da música "Lavagem Cerebral" do Gabriel, o Pensador é serve como exemplo para a imagem ao lado que em tom de "brincadeira expõe como é cruel o nosso racismo. Redes sociais como o facebook, twitter, o já combalido orkut entre outras tem servido para divulgar ótimas iniciativas no campo cultural, artístico, pensamento ambiental, tem servido para potencializar a solidariedade entre diversos grupos e até mesmo contribuído para mobilizar a população a reivindicar mais liberdades em países de regimes ditatoriais. 
                   Por outro lado, também têm se prestado a expor o que de pior existe no ser humano. Sobre o pretexto da "liberdade de expressão" divulga-se verdadeiros manifestos de ódio e intolerância, ataque à gays, negros, judeus e outras minorias. Surgem insultos á dignidade da mulher, através de fotos, desenhos, piadas. E é como uma piada, uma brincadeira inofensiva que os defensores da imagem acima a defendem. Alegam que algumas pessoas enxergam racismo em tudo, que são politicamente corretos... A ilustração fala ´por sim mesma, mas aqui em nosso país as lutas são dificultadas, pois tudo é levado na base da brincadeira. Sobre algumas manifestações contrárias no facebook, veja alguns depoimentos:


"Gente na moral somos todos iguais pra que levantar essa questão de racismo aqui é só uma brincadeira, não há só negros na favela e tbm não tem só loira de olhos azuis na zona sul fala sério nós brasileiros somos uma mistura de raças."


 "cara é só uma brincadeira, n tem nada demais, o preconceito tá nos olhos de quem vê, não é verdade? Não acontece isso? n tanto, exatamente como descrito, só pq o pobre é o negro e a loira a patricinha? Como se n tivesse o oposto, loira pobre e negro com grana, fala sério, achei bem bonita as fotos e adorei os bonequinhos black Power, bem estilosos! Ahh e o Negão tb tá lindoooo!"




"kkkkkkkkkkkk' mais hilário que a tirinha é os comentários desses moralistas de merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
Ai na boa vão se fuder,na proxima vamos tentar não falar de negros pra nenhum moralistazinho de merda ficar enxendo o saco,afinal os negros não queriam ser tratados como pessoas normais ??!! Então,pessoas normais tbm são alvos de piadas e isso não quer dizer que é racismo.FODA,se tivesse só branco não iriam falar nada MAS SE TIVESSE QUALQUER Q-U-A-L-Q-U-E-R personagem negro já era motivo de algum moralistazinho vim falar merda.Na boa não tenho preconceito acho isso uma puta babaquice mas desse jeito não dá."





   Nós não gostamos nem de falar nos tempos do regime militar, pois qualquer posicionamento contrário é logo visto como "revanchismo". O mesmo acontece com as questões raciais. É certo que não existem raças humanas, somos todos uma só raça, mas na percepção da população questões e teses criadas no século XIX para justificar o imperialismo sobre os países africanos e asiáticos ainda possuem muita força. Termino a reflexão com outra dessas imagens, publicada ontem também no facebook:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores