domingo, 8 de janeiro de 2012

Metal Heroes

Sabe aqueles heróis japoneses que lutavam usando armaduras? Dentro dos Tokusatus (seriados japoneses) eles pertencem a um gênero chamado Metal Heroes. O mais famoso por aqui foi o Jaspion, exibido nos anos 1980 na extinta TV Manchete, mas antes e depois dele vários outros lutaram contra monstros de borracha fazendo a alegria não só da criançada como de alguns adultos. Confira abaixo alguns deles. Alguns exibidos no Brasil e outros permanecem inéditos.




                                                                       Gaban


Lançado no Japão em 1982 foi o precursor do gênero de heróis trajando armaduras de metal. Alcançou grande sucesso nos países onde foi exibido, mas no Brasil foi visto por muitos como uma cópia barata do Jaspion por ter sido exibido posteriormente. Foi exibido por aqui originalmente nas madrugadas da Rede Globo com o título de Space Cop Gaban.

Sharivan 


Como Gaban foi um grande sucesso a Toei Company produziu uma continuação: O policial do Espaço Sharivan de 1983. Foi exibida no Brasil em 1990 na bandeirantes e posteriormente na Record.


                                                                           
                                                Shaider
Lançada no Japão em 1984 Shaider fecha a trilogia dos Policiais do Espaço, mas apesar do visual mais elaborado e de melhores efeitos, não agradou ao público. O gênero já estava desgastado e a Toei resolveu dar uma reformulada na série seguinte que veio a ser Jaspion.


                                                  O Fantástico Jaspion 

Ele se tornou sinônimo de herói japonês aqui no Brasil e até hoje é lembrado pelos fãs. Por ter sido o primeiro do gênero exibido no Brasil, muitos acreditam ter siso o precursor de todas as séries japonesas. A história do jovem de uma galáxia distante que vinha ao palneta Terra em busca do Pássaro Dourado para derrotar o terrível Satã Goss cativou toda uma geração. O curioso é que o único país onde a série alcançou sucesso estronsoso foi o Brasil, pois no Japão e fora o gênero já estava desgastado. Graças a Jaspion uma avalanche de seriados japoneses chegaram ao Brasil entre os anos 1980 e meados dos 1990.

Recentemente foi lançado no Brasil um box de DVDs com os episódios da série. Nem é preciso dizer que tem se esgotado rapidam
sente onde é vendido.








Spielvan 

Lançado no Brasil como Jaspion 2 a série foi exibida no Brasil no final dos anos 1980. 

Metalder


Exibido no Brasil em 1990 na TV Bandeirantes Metalder, produção de 1987 é ao lado de Kamen Rider Black é o melhor Tokusatu já criado. Misturava ação, drama e romance. Com enredo calcado na Segunda Guerra Mundial e personagens muitas vezes sombrios, não fez muito sucesso junto ao público infantil, mas até hoje é lembrado pelos que assistiram. O protagonista morre no final comovente da série. Infelizmente os direitos de Metalder foram comprados junto como de Spielvan pela produtora americana Saban (a mesma dos Power Rangers) para criar a série Troopers nos anos 1990, que nem se compara aos originais. 




Jiraiya

Ao lado de Jaspion e Changeman Jiraiya é com certeza a série mais popular entre os fãs do gênero. Com a baixa audiência de Metalder no Japão, a idéia da Toei era mudar radicalmente, tirando os monstros e colocando um herói mais humano e que mostrasse a cultura local (no caso o mundo dos ninjas).




Jiban, o Policial de Aço 

"Sou o Policial de Aço Jiban, do Serviço Secreto do Setor de Segurança!

Cláusula Número 1 da Lei biolon:
-O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandato de prisão;

Cláusula Número 2:
-O Policial de Aço Jiban, quando considera um criminoso como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento;
-Anexo à Cláusula Número 2: Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo;

Lançado no Japão em 1989 Jiban é uma cópia japonesa do Robocop, pegando carona no sucesso do tira de Detrot (até a arma pistola saindo da coxa ele tinha). Foi exibido no Brasil em 1990.

   Winspector


Um dos últimos tokusatus exibidos no Brasil. Como Jiban fez sucesso no Japão a Toei quis investir mais no gênero de policiais de armadura e criou Winspector. Era exibido nas manhãs da Manchete pelos idos de 1994 antes de Cavaleiros do Zodíaco. Alcançou relativo sucesso com um público mais novo que não lembrava dos heróis antigos, mas quem viu Jaspion e companhia não gostou. O grande mérito da série é trazer vilões humanos e focar mais os episódios nos dramas vividos pelos personagens que na ação em si. Geralmente o clímax dos episódios eram com um resgate.



Solbrain 


Continuação direta de Winspector com visual mais arrojado sendo exibido na Manchete em 1995.

                                      Exceedraft



A série que fecha a trilogia dos heróis de resgate iniciada em Winspector não foi exibida no Brasil. Assim como as anteriores não tem um vilão pricipal e ainda acrescentava temas atuais como poluição e catátrofes naturais. Foi lançada no Japão em 1992.



                                        Jamperson



Este nunca foi exibido no Brasil. Com a baixa audiência da série anterior, esta série retoma um pouco da temática já vista em Jiban, a do policial robô lutando contra monstros. É de 1993.

Outras séries inéditas no Brasil: 

                                       Blue Swat



De 1994, uma série com temática adulta

                                                                          B-Fighter

                                            1995 

                                 B-Fighter Kabuto


                                                     1996


Um comentário:

  1. Bom dia!!
    Para todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
    O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra

    Aqui fica também a sinópse para os interessados :)
    A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
    Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
    Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
    Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.

    Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado

    ResponderExcluir

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores