sábado, 25 de junho de 2011

Negra arte iluminada

Encontro de artistas em Campo Grande marca o início das preparações para o Ano Internacional do afro descendente

Por Carlos Maia


Foi dado o pontapé inicial. No último dia 11 de Junho aconteceu no Sindicato dos Professores (SINPRO), em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a primeira reunião em preparação para as Comemorações do Ano Internacional do Afro Descendente no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Até a data acontecerão várias ações com palcos montados em diferentes pontos da cidade. O palco da Zona Oeste será em Campo Grande. O objetivo da reunião foi promover um encontro entre artistas da região, comprometidos com questões ligadas a temáticas referentes ao negro em seus trabalhos.

De acordo com a coordenadora do evento, Lelette Couto, que é assessora do deputado Edson Santos que apóia o projeto, as ações não será apenas festividades, mas um compromisso de ajudar os artistas a terem sua dignidade reconhecida: “É muito fácil fazer um evento com gente famosa e depois ir embora e fica tudo na mesma. Não é isso que queremos, pois às vezes os artistas locais precisam de orientações para melhor se organizar, por exemplo, e vamos dar esse suporte”, afirmou. O encontro contou com a ilustre presença de Waldir Onofre, ator, diretor, cineasta e roteirista. Waldir, que é morador da Zona Oeste, foi o primeiro cineasta negro a ganhar reconhecimento nacional como diretor e roteirista. Ele teve a oportunidade de reviver lembranças dos tempos em que dava aula no SINPRO além de rever artistas locais que aprenderam com ele o oficio das artes. Músicos, atores, artistas plásticos e bailarinos compartilharam suas lutas, triunfos e a dificuldade que é dar visibilidade aos seus trabalhos, o que já é difícil para qualquer artista, sobretudo o negro.

A artista plástica Mariana Maia disse estar emocionada ao descobrir que na Zona Oeste há tanta gente, de diferentes gerações, realizando trabalhos artísticos: “A gente não se conhece, pois acabamos sempre indo para o Centro da Cidade e Zona Sul para mostrar nossos trabalhos. Fico muito feliz de descobrir tanta gente bacana que vive perto de mim,” disse. Mestre Saul, músico e artista plástico, compartilhou com todos os presentes a sua história de vida, toda ela dedicada a arte.

Visibilidade. Esta palavra norteou a reunião. Todos os presentes pareciam estar de acordo sobre a necessidade de uma maior união entre os artistas para que seja possível ter seus trabalhos reconhecidos. Cada um saiu da reunião com o compromisso de multiplicar o número de participantes para o próximo encontro para o sucesso do evento.

Além de Campo Grande, também acontecerão ações na Zona Sul, Zona Norte e na região de Jacarepaguá. A próxima reunião da Zona Oeste será no dia 3 de Setembro.


                                                     Compareceram na primeira reunião:

Waldir Onofre – cineasta e ator

Francisco Cassiano – Advogado e ator

Carlos Onofre – músico e ator

Lelette Coutto – diretora teatral

Vilma Camarati – diretora teatral e atriz

Mestre Saul- artista plástico e músico

Eli de Oliveira - cinegrafista

Dilson - presidente SINPRO

Tamba - político

Mariana Maia – artista plástica

Gilberto - historiador

Flávio Casart - músico

Carlos Maia – Jornalista, cineasta e dançarino

Luiz Guima - músico

Um comentário:

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores