segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Momento Nostalgia - Kamen Rider Black

Um dos melhores tokusatus exibidos no Brasil. Está série de 1987 chegou ao Brasil em 1991 com o título de Black Man e na dublagem saiu Black Kamen Rider, como é conhecido pela maioria dos fãs. Há aqueles ainda que o confundem com o RX, mas esclareceramos mais adiante. Foi o décimo sétimo Kamen Rider e o primeiro da franquia a ser exibido no Brasil. O tom sombrio, o enredo mais sério e a eterna luta para tirar seu irmão de criação Nobuiko (Shadon Moon) das garras do mal fizeram dele um dos mais assistidod no Brasil embora seu final nunca tenha siso exibido na TV Manchete. A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão.





Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol.

Shadon Moon

Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black.

Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.




           Apesar do sucesso a série não atingiu o público alvo: As crianças, que são as maiores consumidoras de produtos relacionados a tokusatus. Dessa forma foi criada uma continuação, o Kamen Rider Black RX, com o mesmo protagonista, mas tudo foi mais amenizado com um tom mais colorido, veículos e mais humor. O Issami Minami ganhou até uma familia adotiva.    

Os temíveis Gorgon
Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido. A explicação é a seguinte: Os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, uma vez que as fitas originais eram sempre produzidas com dois episódios em cada uma, e, por este motivo, muitas das séries que possuem número ímpar de epísódios, por razões financeiras, não tiveram seu último episódio trazido ao Brasil, muito menos exibido. Vale ressaltar que cada fita era extremamente cara e, na visão dos importadores, um único episódio não justificava e/ou viabilizava a compra de uma nova fita.


Shadon Moon e os sacerdotes renascidos

De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (Episódio 36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence a Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tóquio.













A versão mais leve Kamen Rider Black RX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores