sexta-feira, 10 de junho de 2011

X-Men: Primeira Classe

Por Carlos Maia

Desde 2000 quando os X-Men chegaram às telas, o cinema tem dado um tratamento mais cuidadoso às adaptações cinematográficas baseadas em histórias em quadrinhos (Embora alguns dêem o crédito ao Blade de 1998). De lá para cá os super-heróis vêm influenciado a industria apresentando filmes que mais parecem jogos de video-game e outros, que conseguem colocar os efeitos especiais e a ação a serviço de uma bom enredo. Esse é o caso de X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, no original). Seu grande mérito é não cair na tentação de outras obras do gênero, apresentando um universo fantástico onde os cenários e os efeitos são mais importantes que os atores e a trama. Aqui tudo está a serviço da trama que é desenvolvida de forma satisfatória e em alguns momentos até nos surpreende, embora já conheçamos os personagens e o desfecho de suas vidas.


O diferencial dos mutantes em relação a outros times de heróis como o Quarteto Fantástico ou liga da Justiça, da rival DC Comics é que eles não são "queridos" pela população: Vistos como aberrações, seu maior inimigo é o preconceito a intolerância. O filme dirigido por Matthew Vaughn tem com pano de fundo as agitações políticas e culturais dos anos 1960 e conta a origem (outra característica atual de Holliwood, filmes sobre origens) da amizade entre Charles Xavier e Eric Lesher sempre abalada pelos seus diferentes pontos de vista a respeito do papel dos mutantes na sociedade.  



   
       Como aconteceu com Batman Begins (2005) o filme apresenta um visual sóbrio e realista, tendo como pano de fundo a guerra fria e a luta pelos direitos civis nos E.U.A.  X-Men: Primeira Classe abre um novo capítulo na saga cinematográfica dos mutantes da Marvel e os recria para um novo público.


Título original: (X-Men: First Class)
Direção: Matthew Vaughn
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, January Jones
Duração: 132 min
Gênero: Aventura




                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores