domingo, 17 de junho de 2012

Momento Nostalgia - revista Herói

O ano era 1994. Aquela altura existiam uma infinidade de revistas dedicadas às adolescentes, outras para aficionados por videogames, mas nenhuma inteiramente dedicada ao mundo das histórias em quadrinhos, filmes de entretenimento, séries e afins (Nos Estados Unidos existia a Wizard). No fim daquele já distante ano surgiu nas bancas uma revista que imediatamente se tornou um sucesso absoluto: era a Herói, da editora Acme, que no primeiro número trazia em sua capa a série que se tornara um verdadeiro fenômeno por aqui, os Cavaleiros do Zodíaco (Eles ocuparam a maioria das capas, alavancando as vendas). O sucesso foi tanto que logo surgiram outras publicações no mesmo estilo e aí se destacam Animação, Heróis do Futuro, Animax, Japan Fury, entre outras, mas a Herói se consolidou ao longo dos anos 1990 como a principalk fonte de informação dos admiradores do gênero. A publicação era semanal e passou por várias modificações em seu formato, mas a mais lembrada são as mostradas acima. Os fãs esperavam ansiosos a nova edição, que sempre revelava algum furo sobre os Defensores de Atena- muitas vezes com informações imprecisas, mas nada que afastasse os fãs.


O preço de R$ 1,95 se manteve por muito tempo e era o diferencial em relação à outras publicações. Até hoje muitos seguidores guardam cuidadosamente suas coleções da revista que gerou filhotes da mesma editora Acme: Herói Games, Super Herói (atraía pela classificação para maiores de 14 anos), Herói Gold (alguém lembra de mais alguma?) Em 1996 foi laçada pela editora Globo a versão brasileira da Wizard, mas como dito acima a Herói ainda manteve seu fôlego por uns anos. Com o fim de Cavaleiros do Zodíaco a revista precisou se reinventar, mas não manteve o sucesso de antes. 

Capa da primeira edição da Herói, de 1994

Heróis do Futuro, uma das que pegaram carona no sucesso da Herói


Hoje existe a versão on line http://heroi.com.br/  Herói ficará sempre na lembrança daqueles que viveram os anos 1990. 

Um comentário:

  1. Herói foi a primeira... Depois vieram as imitações, algumas de baixa qualidade. Teve uns engraçadinhos que tiveram a cara-de-pau de lançar uma revista nos moldes da Herói com o nome de "Revista Cavaleiros do Zodíaco", ainda que nas edições falassem também de outros heróis. Claro que não durou muito tempo, e não passou de poucas edições. Aliás, como várias destas publicações oportunistas. Só salvava a Herói, Animax, e poucas...

    ResponderExcluir

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores