quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comhabito: Arte e cultura com cidadania

Dando aqui uma visibilidade a um projeto bacana feito por jovens para jovens:

        "Em meados do ano de 1999, um grupo de jovens do Conjunto Habitacional D. Pedro I - Cohab, em Realengo, que se reuniam para bate papo informais começaram a discutir assuntos polêmicos como violência, drogas, falta de escolaridade, espaços públicos, atividades culturais, esportivas, cuidado com patrimônio público, meio ambiente, dentre outras questões que lhes eram apresentadas como problemas na comunidade em que viviam. Desejosos de uma mudança de comportamento e ações que não eram oferecidas pelo poder público à comunidade, este grupo, inicialmente sem nenhuma pretensão de formalidade, começava a indagar como poderiam contribuir com uma mudança de postura participando ativamente na realidade  local e começaram a se informar como poderiam mudar aquele cenário.

              Muitas informações chegaram através de visitas a comunidades de amigos que já tinham trabalhos e experiências com ações comunitárias e o que fez com que essa necessidade aumentasse. Com o passar dos anos e o amadurecimento destes cidadãos, este grupo de jovens se organizou e se regularizou, realizando diversas ações sócio-culturais, ambientais, esportivas e na área de saúde preventiva na Cohab – Realengo entre os anos de 2000 a 2007.

Muitos optaram por outras áreas de atuação, tomando outros rumos, mas todos deixaram um legado positivo para a comunidade com as ações realizadas.
Então, outra história está sendo escrita na comunidade, outro trabalho está surgindo com propostas inovadoras de cultura diversificada, informação, saúde e meio ambiente, aliada à tecnologia, uma vez que, a juventude está cada vez mais conectada à estes avanços.
Hoje, nesta nova realidade, um trabalho voltado para crianças e jovens deu-se início em setembro de 2010, que foi a implantação de uma oficina de percussão, com a missão de levar música diversificada para uma juventude que até então vivia com seu horizonte voltado para só um gênero musical. Esta oficina está dando oportunidade aos jovens de conhecer, desenvolver e trabalhar vários aspectos importantes para a formação do cidadão, como: responsabilidade, amizade, percepção auditiva, musicalidade, coordenação motora e criatividade, uma vez que, todos estão tendo a oportunidade de expressar suas habilidades, seja ela qual for em prol do grupo. 



Nosso objetivo principal é a consolidação deste grupo como idealizador e realizador de ações sócio educativas em diversas áreas, para que consigamos atender a um maior número de jovens da comunidade, abrangendo também as adjacências. Seja ele presencial ou através de redes sociais, afim de, aproximar estes jovens à realidade de sua comunidade e fazê-lo contribuir de forma efetiva para sua melhoria.
Dentre os objetivos específicos podemos destacar alguns da seguinte forma:
· Implantar de forma qualificada e efetiva os projetos propostos pelo grupo e também por diversos órgãos parceiros que vêm aderindo nossas propostas;
· Tornar os jovens protagonistas das ações, desde a elaboração até a execução, uma vez que, a gestão participativa tem que se tornar realidade, pois vários jovens de projetos realizados por nós hoje são voluntários do grupo;
· Solidificar a Banda Multicultural Comhabito, que é principal oficina do grupo de iniciação musical com percussão para jovens, fazendo um resgate da cultura popular brasileira iniciada em setembro de 2010;
· Executar projetos culturais, esportivos, ambientais, educacionais e na área de trabalho e renda;
· Pesquisas sociais envolvendo a comunidade para futuro estudos;

Dentre as realizações deste novo grupo, podemos destacar as experiências anteriores, como integrantes de outro grupo, mas deixando o legado de atividades realizadas, tais como:

· Programas educacionais em praças e escolas;
· Eventos e projetos culturais com objetivo de comemoração e conscientização de datas históricas;
· Eventos culturais voltado para trabalhos artesanais, incentivo ao desenvolvimento local através de projetos de trabalho e renda;
· Campanhas educativas na área de saúde e prevenção;
· Projetos esportivos, agindo como ferramenta de inclusão social;
· Ações de articulação comunitária;
· Projetos Ambientais; dentre outras ações.
Nosso público alvo são os jovens na faixa etária de 08 a 18 anos. Público este, que é desassistido pela falta de projetos que os contemplem. Estes jovens seriam selecionados através de entrevistas sociais e separados por faixa etária, de acordo com o projeto oferecido pelo grupo".
      
É a galera de Realengo lutando por um bairro, uma cidade, um Brasil melhor e mais humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores