quarta-feira, 30 de abril de 2014

Somos todos o que?



Continua repercutindo nas redes sociais a polêmica em torno da campanha "Somos todos macacos", criada pela agência de publicidade do jogador Neymar. No entando a maioria dos negros, que sofrem desde a infância com o estigma, não aderiram à campanha e expõem suas opiniões a respeito. O próprio Neymar nunca afirmou suas raízes negras e só jogando na Europa deve ter descoberto que era negro. Aqui algumas impressões colhidas por vários negros em redes sociais:

"COMER BANANA É MOLE, QUERO VER SER A FAVOR DAS COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E CONCURSOS PÚBLICOS, REFORÇAR A INCLUSÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, DAR MORADIA, DAR SAÚDE, DAR EDUCAÇÃO, COISAS QUE HÁ SÉCULOS SEMPRE FORAM NEGADAS PARA O NOSSO POVO QUE SEMPRE SE VIU NA SARJETA ! "
#bananaéocaralho 


"Posta #somostodosmacacos, mas aperta o passo quando vê um negão de madrugada.
Só observo".

 "Que coisa chata esse povo que acha que vai mudar o mundo com uma #hastag.
Quer mudar o mundo ?
Comece por você!"

 " #somosTodosMacacos é um retrocesso e justamente o oposto do que se luta contra todo dia"

" Podem avisar pros ignorantes, despolitizados e pros racistas disfarçados, que nós NÃO SOMOS MACACOS. Que só quem sabe o que é racismo é o povo negro. Só quem sente a dor do racismo é o povo negro.

Nós não vamos comer as bananas que os racistas nos jogam e nem vamos usá-las como acessórios para fotos nas redes sociais. Nós pisamos em cima dessas bananas e daquilo que simbolizam!

#NÃOSOUMACACO
#CONTRAORACISMO "


Foto: Podem avisar pros brancos da Globo, pros ignorantes, despolitizados e pros racistas disfarçados, que nós NÃO SOMOS MACACOS. Que só quem sabe o que é racismo é o povo negro. Só quem sente a dor do racismo é o povo negro.

Nós não vamos comer as bananas que os racistas nos jogam e nem vamos usá-las como acessórios para fotos nas redes sociais. Nós pisamos em cima dessas bananas e daquilo que simbolizam!

#NÃOSOUMACACO
#CONTRAORACISMO

Falcon da Marvel

Quem asssitiu "Capitão América 2 O Soldado Invernal"  viu a participação de um personagem do Universo Marvel, talvez desconhecido de muitos: O Falcão! No longa o personagem é interpretado por Anthony Mackie. A primeira aparição do herói foi em Captain America Vol. 1, #117 (1969) e foi um dos primeiros heróis negros da Marvel Comics. Agora ele é apresentado ao público do século 21 nas telas do cinema.


Falcão da série Marvel: Secret Wars, dos anos 1980


















segunda-feira, 28 de abril de 2014

Música da semana: Bom Tempo (Chico Buarque)



Paixão de Cristo na Paróquia Sagrada Família em Realengo

          Na Sexta Feira Santa, 18 de Abril os jovens da Paróquia Sagrada Família em Realengo, Zona Oeste do Rio, organizaram uma bela encenação da Paixão de Cristo. A comunidade se reuniu na data para vivenciar esta demonstração de fé e união.  Confira me algumas imagens um pouco do que eles organizaram:


 
 


 




                        



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Santo do dia: São Jorge (23 de Abril)


 


"O melhor modo de venerar os santos é imitá-los"
Erasmo de Rotterdam



Conhecido como 'o grande mártir', foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.

Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.

Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:

“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.

Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.

São Jorge, rogai por nós!
Fonte: Fan page Santo do dia:  https://www.facebook.com/santododia



 Desfazendo um mal entendido


Muitos fazem confusão entre o São Jorge com o Ogum, que é proprio das relkigiões afro-brasileiras. Este artigo do Clap ( http://www.institutodeparapsicologia.com.br/2010/estudos.asp) ajuda a entender e desfazer a confuisão:



No Brasil o Espiritismo de origem africano, tal como a Umbanda, Candomblé etc. inventou e popularizou amplissimamente o “São Jorge do Dragão”, que eles sincretizam e chamam Ogum. Imagens deste inexistente São Jorge ou Ogum, com  cavalo, lança, dragão etc. encontram-se por todas partes, inclusive nas ruas, com intenção de feitiçaria. Todos sabem que foi constituído padroeiro do Coríntians, e que é muito exposto e invocado pelos inumeráveis torcedores deste time de futebol.
Na realidade este São Jorge ou Ogum nunca existiu.

       É uma deturpação grosseira do mártir São Jorge, natural da Capadócia. De família cristã chegou a ser de grande e exemplar virtude.

      Jorge foi alistado na guarda particular de Diocleciano, imperador romano de 284 a 305, violentíssimo perseguidor dos cristãos. Na guarda de Diocleciano, Jorge alcançou o grau de comandante.

A perseguição ordenada por Diocleciano fez muitos mártires. Mas outros cristãos vacilavam ou voltavam ao paganismo. Compadecendo-se da fraqueza dos que fraquejavam, Jorge declarou-se publicamente cristão e deu imediato exemplo de caridade cristã distribuindo todos seus bens aos pobres. O imperador procurou conquistar o prestigioso comandante, mas São Jorge repeliu generosamente todas as promessas, como também as conseqüentes ameaças e falou veementemente contra os ídolos.

Então diversos gêneros de suplícios lhe foram aplicados. Foi amarrado a taboas e deitado no chão e colocaram-lhe uma enorme pedra sobre o peito. Mas São Jorge continuava defendendo o cristianismo e vituperando o culto aos ídolos. Foi suspenso em um poste, sendo dilacerado a golpes de lanças. Depois, amarrado, foi massacrado com uma roda guarnecida com ganchos e facas, intentando assim reduzi-lo a pedaços.
E Deus fez magníficos milagres. São Jorge imediatamente ficava inteiramente ileso desses tormentos.

Ao verem isso, muitos se converteram. Diocleciano, porém, irritou-se mais: mandou que lhe calcassem botas de ferro, aquecidas ao fogo a ponto de ficarem rubras, com pontas contundentes dentro, e nesse estado obrigou-o a correr. Jorge suportou mais esse tormento, sem que parecesse estar sofrendo.

 E nova invulnerabilidade SN (= Supra-Normal, milagre). Os conselheiros e o próprio Diocleciano atribuíram tais fatos à magia. Fez vir o célebre Atanásio, mago muito habilidoso na sua charlatanice, para que fizesse feitiço (?) com poções mágicas. Jorge as bebeu sem nada sentir.

O mago, muito maravilhado, queria aprender o que pensava serem truques.
Fora de si pela admiração, Atanásio perguntou a São Jorge se seria capaz até de revitalizar um morto que então levavam por lá para o sepulcro.

 E São Jorge, com plena confiança em Deus, na presença de todos revitalizou o morto. O próprio Atanásio converteu-se ao cristianismo junto com outras muitas testemunhas.

 Algum tempo depois, Jorge na sua pregação passou pelo templo de Apolo, e com o Sinal da Cruz fez que da estatua de Apolo surgisse uma forte voz proclamando que Apolo não era Deus, senão um ídolo, impotente, sem vida. E a continuação instantaneamente o ídolo reduziu-se à poeira.

 Convertidos por sua palavra, confirmada com milagres, grande número de mártires o precederam ao céu, e como se fosse seu comandante São Jorge os seguiu depois quando Diocleciano mandou que lhe cortassem a cabeça. E... “Sangue de mártires, semente de cristãos”.

            O autêntico São Jorge de Capadócia, santo mártir católico, é um dos mais reverenciados no mundo. Destacadamente nos paises eslavos: Bulgária, Eslovênia, Polônia, Rússia, Tchecoslováquia e Ucrânia. Muito lamentável que no Brasil esteja sendo vilipendiado pelo absurdo mito e superstição do “São Jorge do Dragão” ou Ogum.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro

          "A Igreja Católica sempre esteve ao lado dos mais necessitados e miseráveis, o ocorrido na Catedral é bem mais amplo. A Catedral permanece fechada não por causa dos pobres, mas temendo a violência ocorrida em outras manifestações."

domingo, 20 de abril de 2014

Símbolos pascais

           Muita gente tem dúvidas sobre os símbolos da Páscoa ou não entendem o porquê de ovos e coelhos juntos. Acima a explicação!

sábado, 19 de abril de 2014

Tenha uma ótima Páscoa!!!

Proclamação da Páscoa – Ó noite de alegria verdadeira

Solo 1- Exulte o céu e os anjos triunfantes/ Mensageiros de Deus, desçam cantando/ 

Façam soar trombetas fulgurantes/ A vitória de um Rei anunciando.  
Solo 2- Alegre-se também a terra amiga/ Que em meio a tantas luzes resplandece/ 

E, vendo dissipar-se a treva antiga/ Ao sol do eterno Rei brilha e se aquece.  


Solo 1- Que a mãe Igreja alegre-se igualmente/ Erguendo as velas deste fogo novo/ 


E escutem reboando de repente/ O aleluia cantado pelo povo.  

 
Solo – O Senhor esteja convosco!
Todos – Ele está no meio de nós!
Solo – Corações ao alto!
Todos – O nosso coração está em Deus!
Solo – Demos graças ao Senhor nosso Deus!
Todos – É nosso dever e salvação!


Solo 1- Sim, verdadeiramente é bom e justo/ cantar ao Pai de todo o coração/ 


E celebrar seu Filho Jesus Cristo/ tornado para nós, um novo Adão.


Solo 2- Foi Ele quem pagou do outro a culpa/ quando por nós à morte se entregou/ 


Para apagar o antigo documento/ na cruz todo o seu sangue derramou.


Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira.


Solo 1- Pois, eis, agora a Páscoa, nossa festa/ em que o real Cordeiro se imolou/ 


Marcando nossas portas, nossas almas/ com seu divino sangue nos salvou.


Solo 2- Esta é Senhor, a noite em que do Egito/ retirastes os filhos de Israel/ 


Transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto/ rumo à terra onde corre leite e mel.


Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira  

 
Solo 1- Ó noite em que a coluna luminosa/ as trevas do pecado dissipou/ 

E aos que crêem no Cristo em toda a terra/ em nosso povo eleito congregou!


Solo 2- Ó noite em que Jesus rompeu o inferno/ ao ressurgir da morte vencedor/ 


De que nos valeria ter nascido/ se não nos resgatasse seu amor?  


Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira


Solo 1- Ó Deus, quão estupenda caridade/ vemos no vosso gesto fulgurar/ 


Não hesitais em dar o próprio Filho/ para a culpa dos servos resgatar.


Solo 2- Ó pecado de Adão, indispensável/ pois o Cristo o dissolve em seu amor/ 


Ó culpa tão feliz que há merecido/ a graça de um tão grande Redentor. 

 
Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira


Solo 1- Pois esta noite lava todo o crime/ liberta o pecador dos seus grilhões/ 


Dissipa o ódio e dobra os poderosos/ enche de luz e paz os corações.  


Solo 2- Ó noite de alegria verdadeira/ que prostra o faraó, e ergue os hebreus,
Que une de novo o céu e a terra inteira/ pondo na treva humana a luz de Deus.  


Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira      


Solo 1- Na graça desta noite o vosso povo/ acende um sacrifício de louvor/ 


Acolhei ó Pai santo, o fogo novo/ não perde ao dividir-se o seu fulgor.


Solo 2- A cera virgem da abelha generosa/ ao Cristo ressurgindo trouxe a luz/ 


Eis de novo a coluna luminosa/ que o vosso povo pra o céu conduz.

 
Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira.


Solo 1- O círio que acendeu as nossas velas/ passa esta noite toda fulgurar/ 


Misture sua luz à das estrelas/ cintile quando o dia despontar.


Solo 2- Que ele possa agradar-vos como o Filho/ que triunfou da morte e Vence o mal. 


Deus que ascende no seu brilho/ e um dia voltará sol triunfal!  

  
Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira.



Filhos da Arte: Cultura na Zona Oeste

 
 Dando uma força na divulgação da galera do Grupo de Teatro Os Filhos da Arte, localizado naZona Oeste do Rio. É sempre bom ver iniciativas artísticas nas áreas mais abandonadas pelo poder público. Quem se interessar em conhecê-los melhor, fica a dica:  



Olá, somos o Grupo de Teatro Os filhos da Arte.
Estamos desenvolvendo uma atividade artística cultural na zona oeste do RJ com profissionais formados e que estão no mercado de trabalho, estas atividades não tem apoio do governo e/ou apoio empresarial (até gostaríamos), no entanto, estamos em plena atividade desde 2007. Atualmente temos uma ligação institucional (cursos extensivos de reciclagem) com a Uni Rio... No entanto, precisamos nos desenvolver ainda mais e se possível trazer profissionais para esta região (zona oeste do RJ tão desprezada por politicas econômicas culturais)

A fim de nos especializarmos mais na atividade teatral estamos buscando parcerias solidárias com profissionais que tenham esta vocação ou desejam desenvolver, uma vez que necessitamos de mais conhecimentos nas seguintes áreas:
Iluminação, sonoplastia, cenografia, expressão corporal, edição de imagem (identidade visual como um todo) e expressão vocal. 
Nossa localização é no centro de campo grande próximo da estação de trens e ao lado da Universidade Moacyr Sreder Bastos. No sindicato dos Professores (SINPRO), Rua Manaí. 180, onde desenvolvemos nossas atividades nos sábados e domingos das 8h. e 30mi. às 12h. e 30min.
desde  já somos gratos pela oportunidade, sinceramente:

Alexander Sil.:

Por favor, divulguem-nos!


OBS.: este ano estamos montando três peças: A Novidade do Verão, A Alma boa de Setssuan e Dois Perdidos Numa Noite suja.

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história


    Eu não conhecia a escritora Chimamanda Adichie antes deste vídeo. Considero pertinente sua publicação aqui, sobretudo nos tempos em que vivemos. Todo professor deveria passá-lo em sala de aula.

Oportunidades no teatro


sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Paixão de Claudia


CLAÚDIA SILVA FERREIRA
MULHER NEGRA, MÃE, TRABALHADORA, SONHADORA...
FOI ARRASTADA NAS RUAS
POR ISSO ESSA PROCISSÃO
ESSE ESPANTO
ESSE PRANTO
ESSE GRITO EM UNÍSSONO.
SUA CARNE EXPOSTA
ABRIU CHAGAS EM NOSSA PELE PRETA
CLAUDIA SILVA FERREIRA
SOMOS TODOS NÓS.
POR ISSO
ESSES VÉUS
ESSE VERMELHO SANGUE
ESSE PRANTO
ESSE CANTO
ESSE BUMBO
ESSE TAMBOR
ESSA DANÇA DE GUERRA
ESSE EXORCISMO DE DOR
NESSA SEXTA FEIRA SANTA.
(Iléa Ferraz)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Chico Buarque - Vai Passar

       Documentário lançado em 2005 que aborda a obra de Chico Buarque na perspectiva política. O engajamento através da música durante a ditadura, "página infeliz da nossa História,"Os dlibles na censura, o exílio, a luta pela redemocratização e uma reflexão sobre o PT no governo ainda no início do escândalo do mensalão.

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores