terça-feira, 29 de outubro de 2013

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido: Primeiro trailer

 







     Saiu o primeiro trailer de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, filme que reunirá o elenco da triologia original de X-Men com os personagens de X-Men: Primeira Classe. O lançamento será em 2014 trará Hugh Jackman pela sétima vez no papel do mutante Wolverine. Veja o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=pK2zYHWDZKo

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Bye Bye Brasil (Chico Buarque)

Belíssima canção de Chico Buarque para o filme de mesmo nome deirigido por Cacá Diegues.







sábado, 19 de outubro de 2013

A benção, Vinícius!


Se vivo estivesse nosso poetinha estaria completando 100 anos! 




Campanha da Fraternidade 2014: Fraternidade e Tráfico Humano


O tema da Campanha da Fraternidade do próximo ano será ligado ao tráfico humano. Com o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou".

1- O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.
2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.
3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.
4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).
Autor/Fonte: CNBB

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao mestre com carinho


   15 de Outubro: Dia do Professor




O significado do nome dos cavaleiros de ouro

  
2014 marcará os 20 anos em que Os Cavaleiros do Zodíaco estrearam no Brasil na extinta TV Manchete.  Passado todo este tempo os personagens ainda continuam com fôlego para novas aventuras e são sempre descobertos por novos fãs. Entenda a gora um pouco do nome daqueles que fazem parte da guarda de elite da deusa Athena.


Mu
 
 Muitos acreditam, segundo lendas, que havia um continente, hoje perdido, chamado de Mu. Era rico em ouro, cobre e outros metais valiosos. Baseado nisso,Kurumada extraiuo nome do cavaleiro de Áries .

Shion
 
 Podemos atribuir dois significados para o nome de Shion: Sion, a terra prometida aos Judeus ou mesmo à João, pela fonética, que seria um dos 12 apóstolos de Cristo, e o responsável pela escrita do livro do Apocalipse.

Aldebaran
 
 Aldebaran é o nome da principal estrela da constelação de Touro.Uma das maiores estrelas da constelação, faz jus ao porte físico do Cavaleiro de Touro.

Saga

 De origem grega, Saga significa algo como duplo, fazendo alusão  à sua dupla personalidade, uma boa e ruim,característica da constelação de gêmeos

Kanon
 
  Kanon do hebráico qãneh, significa primitivamente régua. Os gregos clássicos usavam estas palavra no sentido figurado como "regra", "lei". Com o passar do tempo a palavra tomou o sentido de Cânon eclesiástico ou Cânon da Igreja. As primeiras decisões dos Concílios eram chamadas de Dogmas, mas em Antioquia foram também chamadas de "Cânon". Os judeus reconhecem as escrituras como inspiradas no entanto nunca as chamaram de “canônicas”. Foi a partir do século IV que os autores atrísticos aplicaram pela primeira vez o termo referindo-se as Sagradas Escrituras para distinguir os textos reconhecidos pela Igreja Católica. A luta da igreja contra a literatura pagã e herética, foi um processo longo e lento. Conseguinte “Cânon” passou a designar todos os textos considerados de inspiração divina, possuídos de autoridade normativa para a fé cristã. Os demais textos eram considerados "Apócrifo". Dessa palavra também se origina o teor do termo musical "canon", que é uma canção onde diversas vozes cantam a mesma parte em turnos. Bom isso faz pensar em o que Kuramada quis se inspirar para criar o gêmeo esquecido. Kanon entra como coadjuvante e se revela um ator principal, ele usurpa a identidade de General Dragão, assim como Saga rouba a do Mestre. Logo em seguida, Kanon manipula os outros generais e Saga manipulou os outros cavaleiros de Atena.
Isso tudo para benefício próprio. 


Máscara da Morte
 
 Nenhum significado por trás, Death Mask, que seria seu nome em inglês, tem como tradução o nome que conhecemos no Brasil, e foi escolhido por ele ser um assassino.

Aiolia
 
 lha dos ventos, assim como seu irmão, fazendo alusão à sua velocidade.

Shaka
 
 O sábio de Shakya, que seria uma pequena tribo cuja capital seria onde hoje está o Nepal. Este sábio foi o fundador do budismo. Por sua pureza, há uma conotação com a constelação de Virgem.

 Dohko
 
 Dohko significa  pequeno tigre (por isso a tatuagem de tigre nas costas :p) e podemos entender sua conexão com a personagem: embora pequeno (Mestre Ancião) , ainda assim é um tigre, e guarda grande força, grande poder (Dohko jovem).

Milo
 
 Fazendo alusão ao local de treinamento do cavaleiro, a Ilha de Milos na Grécia, o nome significa, também, maçã em grego.



Aiolos

Nome grego do deus dos ventos, Eólos. Além disso, significa ágil em grego. Pode-se fazer alusão às suas asas e ao disparo de sua fecha.


Shura
 De Asura, nome de uma classe divina de demônios no budismo.


Camus
 
 Vem de Albert Camus, o famoso escritor, que durante a guerra ficou neutro entre os aliados e Nazi-fascistas. Camus, o
cavaleiro de Ouro pode ser considerado neutro, pois só queria ensinar o Hyoga, não ligava em proteger Athena ou acreditar em Saga. Albert Camus era do signo de escorpião, daí o motivo de Miro ser o melhor amigo de Camus, explicado pelo Kuromada a ligação dos dois.

Afrodite

 O cavaleiro de Peixes tem o nome da deusa do amor e da beleza por esta ser uma das partes da constelação de peixes. A constelação é formada por Afrodite e Eros,que seria mãe e filho. A rosa é o principal símbolo da deusa.












Era uma vez em 'Frankfurto' (Milton Cunha)

Texto bacana de Milton Cunha ( carnavalesco e Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ) sobre a ausência de escritores negros e indígenas na Feira de Frankfurt


Deus salve as coisas que os pretos nos ensinaram: quadris na dança e capoeira, feijoada e cachaça, dribles de craques
O Dia Rio - Merda no ventilador na Feira do Livro em Frankfurt, cujo grande homenageado é o Brasil, o que faz com que o dinheiro dos nossos impostos seja utilizado para bancar a festa que movimenta o mercado das editoras, que lucram muito dinheiro por tabela. Divulga o país? Para o bem e para o mal. A imprensa alemã está procurando os escritores negros em nosso Pavilhão. Encontrou um entre os 75 autores convidados para representar nossa literatura. E se assustou ao constatar nenhum autor indígena. Estão certos, estes caras-pálidas!

E isto virou quizomba, com declarações acusando e se defendendo. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, diz que o critério foi “qualidade literária” e não cor da pele. Faltou dizer que quem define qualidade literária são os brancos, e aí não tem cota que ajude. O cânone é de sinhazinha, e a senzala que se exploda. E nada é mais descabido que trecho do discurso da presidenta da Academia Brasileira de Letras (li no Anselmo Goes) que disse que “somos mais que isso”. Mais que o quê, Ana Maria Machado?

“Mais que o corpo em que o cérebro costuma ser esquecido, como se não tivéssemos espíritos”. Mas este corpo descerebrado e desespiritualizado produz o quê, presidenta? “Celebração da dança, da música, do futebol, da capoeira e outros esportes, da sensualidade, das peles bronzeadas que se exibem nas praias, do Carnaval, dos sabores da caipirinha. Somos mais que isto”. Nossa, vocês acham que isto é coisa de corpo com cérebro esquecido? Nem precisa ser mais que isto! Eta povo inteligente este, que sabe que vida sem festa, lazer, exercício físico e celebração não está com nada. Isto que é vida boa, o que deve incluir, sempre que o estudo e o dinheiro derem, um livro para uma imersão no fantástico universo da ficção.

Mas livro 24 horas ao dia? Cruzes. Deus salve as coisas que os pretos nos ensinaram: quadris na dança e capoeira, feijoada e cachaça, dribles de craques com gingado, enfim, acho que não somos MAIS que isto, somos isto e TAMBÉM um pouco de chá soçaite nas Academias, clássico no Municipal, Machado de Assis. Viva o gabinete de ar-refrigerado, mas sem menosprezar a praça pública. E devo confessar que a parte que mais gosto é a da sensualização: isto é fundamental à vida boa. Aliás, literatura chata esta que acha que pode ser mais ou melhor que as outras coisas boas, né? Imagina sexo só nos livros? Brasileirada, continuemos assim: todos indo à praia com um romance, mas de vez em sempre olhando e catando a vida na barraca ao lado, que está de sunga e biquíni lá fora, pronta para o amor real. Acho que, se falta cérebro e espírito, é no reino de ‘Frankfurto’!


Para quem quiser contato com o autor do texto, aí vai o E-mail: chapa@odia.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Momento nostalgia: Brinquedos dos anos 80 - parte II...

Glasslite, uma das principais marcas de brinquedo da época
           ...E também guloseimas e outros itens que marcarama  década para aproveitar o embalo dos dia das crianças. Aconteceram tantas transformações políticas e econômicas no Brasil e no mundo, mas nós só queríamos saber de uma coisa: Brincar, brincar e brincar.Viaje no tempo e em suas lembranças:

Força Tigre: Os inesquecíveos Comandos em Ação


Esqueleto do He-Man


Uma das coleções mais bacanas: Star Wars da Glasslite


Canetinhas da Paper Mate
 

Os clássicos ioiôs da Coca-Cola


Os relógios que viravam robô

Doutor Sara Tudo


 
Playmobil


Esse eu não lembro o nome, mas era muito bacana




Marvel Secret Wars, lançada pela Gulliver



Chocolates da Nestlé

Monstrinho Creck


Os saudosos Bogs


Chocolate Kri


Esse era um carro que passava por obstáculos


Copinhos de plástico das meninas





Olhão da Coleção Caça Fantasmas da Estrela



Brinquedo de pobre: Esses carrinhos de plástico eram ótimos. Nunca quebravam!


As balas gamadinho





terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bane está por trás das manifestações?

         No filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge lançado em 2012 o vilão da trama, Bane é ratratado como uma mistura de terrorista e revolucionário. Em determinada parte da trama e ocupa a cidade e faz um discurso memorável sobre as desigualdades do sistema e convova o povo de Gothan City a ocupar a cidade e tomar as ruas. O filme estreou um ano antes das manifestações ocorridas por todo o Brasil (o Outono brasileiro), mas nos Estados Unidos e no Oriente Médio (Primavera Árabe) Já pipocavam eventos do tipo e certamente o diretor Christopher Nolan se inspirou em parte no que estava acontecendoe vendo o longa hoje parece mesmo com o que está acontecendo em nossas cidades brasileiras. Só que no filme o Bane é um vilão, embora não seja pintado em tons maniqueístas - em certos momentos até chegamos a ter simpatia por sua causa - mas ainda sim um vilão, tanto que propositalmente em vários momentos seu discurso é soa como hipócrita e demagogo. Curioso foi um crítico dizer que "em pleno século XXI Hollywood ainda compra a idéia de um filme onde o vilão é um revolucionário comunista."



Não vamos estragar as surpresas para os que não viram. Assistam ao filme, pois vale  a pena.

 




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

É amanhã: 5 de Outubro - 1ª Caminhada Pela Vida


 

4 de Outrubro: São Francisco de Assis



               Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.
Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo.“Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.
Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.
A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.
Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.
O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.
São Francisco de Assis, rogai por nós!



Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores