terça-feira, 28 de maio de 2013

Centenário de Cyro Monteiro


                Há exatos 100 anos, em 28 de Maio de 1913 vinha ao mundo o grande  Cyro Monyeiro, importantíssimo intérprete da nossa música que imortalizou vários sambas em sua voz: Fala Baiana, de Geraldo Pereira, Oh, seu Oscar de Wilson Batista e Ataulfo Alves, Se Acaso Você Chegasse de Lupcínio Rodrigues entre tantos outros. Se vivesse em um país que valorizasse a memória e sua cultura, hoje seria um dia festa com exposições, shows, espetáculos, e palestras. Infelizmente poucos lembraram da data. Fica aqui a lembrança. VALEU, CYRO!!!


sábado, 25 de maio de 2013

O doutor em Educação e historiador José Roberto, o Zé Café fala ao público do Ateliê- Galeria de Vivências Poéticas em Realengo


Batman versus Homem de Ferro

            Os dois são bilionários e usam sua genialidade e recursos tecnológicos para combater o crime. As semelhanças param por aí. Enquanto o Homem-Morcego é cheio de paranoias e traumas o Tony Stark leva a vida com mais humor e se diverte sendo Homem de Ferro e esbanjando sua fortuna. Já o Batman, se pudesse, não seria Batman e vê sua luta por combate ao crime quase como um fardo que deve seguir. 



                       Criado em 1939 por Bob Kane, O vigilante de Gothan fez sua estréia na revista Detective Comics e foi inspirado no Zorro e no Sombra. Bruce Wayne decide se tornar Batman devido a um trauma de infância - viu os pais serem assassinados na sua frente por assaltantes. Já o Homem de Ferro, criado em 1963 por Stan Lee. Tony decidiu usar seus recursos contra o crime após um acidente sofrido no Vietnã (nos filmes foi alterado para Afeganistão). Após uma explosão estilhaços da bomba ficaram próximos ao seu coração - o que o obriga a construir um dispositivo que fica instalado em seu peito para evitar que os fragmentos penetrem. 


                         Desde que seus pais foram assassinados, Bruce sentiu necessidade de se tornar outra coisa. O playboy bilionário, por vezes apático, virou um disfarce e a verdadeira identidade é o Batman. Já Tony Stark não faz uma separação tão extrema das identidades e leva tudo de forma mais descontraída e com humor.  


Seria difícil saber quem venceria numa batalha. Talvez Batman, por não depender tanto do uniforme quanto o personagem da Marvel Comics. De qualquer forma seria um ótimo embate.Quem sabe, daqui há uns dez anos, depois de se terem esgotado todos os personagens em filmes, reboots, filmes da Liga e dos Vingadores, alguém não resolva fazer um longa da Marvel versus DC (Ou DC versus Marvel)?




















sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bela iniciativa dos moradores da Zona Oeste da cidade do Rio!

       É uma felicidade ver a galera da Zona Oeste se articulando para promover manifestações legítimas, que pense em toda a população e não apenas em grupos específicos. Segue abaixo o texto de convocação: 


         VOCÊ ACHA UM ABSURDO PAGAR IMPOSTOS ALTÍSSIMOS E NÃO TER O MENOR RETORNO DESSE DINHEIRO TODO NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NO SANEAMENTO BÁSICO, NAS RUAS DA CIDADE ETC?

VOCÊ ESTÁ FELIZ VENDO POLÍTICOS CONDENADOS POR VÁRIOS CRIMES PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ASSUMIREM CARGOS DENTRO DO CONGRESSO NACIONAL E DO SENADO E RECEBEREM SALÁRIOS MILIONÁRIOS???

VOCÊ ESTÁ FELIZ VENDO TODO DINHEIRO PÚBLICO INDO PARA A MÃO DOS EMPREITEIROS BILIONÁRIOS, ATRAVÉS DAS MEGA OBRAS SUPERFATURADAS DOS ESTÁDIOS???

SE VOCÊ NÃO SE CONFORMA COM ISSO, VENHA JUNTAR SUA VOZ À NOSSA VOZ!!!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Momento nostalgia: Acústico MTV



              Durante os anos 1990 os acústicos lançados pela emissora MTV alcançaram seu auge. A ideia era simples: Pegar um artista consagrado tocando seus sucessos numa versão desplugada e com o tradicional formato com todos sentados nos banquinhos. A fórmula deu certo e todo fã se perguntava quando seu artista preferido teria seu álbum acústico. Eles existem até hoje, mas sem o mesmo apelo de duas décadas atrás (Nossa, já se foi todo esse tempo!!!). Confira algumas capas de alguns dos melhores lançados no Brasil e viaje no tempo!






O da Rita Lee, de 1998 é um dos melhores já lançados no Brasil!





                                          





Reunindo antigos sucessos da década de 80 este disco de 2000 praticamente ressuscitou a carreira do Capital

                                                 

         
Abrindo uma exceção para os gringos: O acústico do Nirvana (1994) marcou toda uma geração!








sexta-feira, 17 de maio de 2013

Somos Tão Jovens

              O grande destaque das cinebiografias costumam ficar por conta dos protagonistas. Foi assim com Ray, O Último Rei da Escócia, A Dama de Ferro, Cazuza - O Tempo Não Para e tantas outras. Como primeiro longa de ficção baseado na vida de um dos maiores nomes do rock nacional não foi diferente: o jovem ator Thiago Mendonça, que já foi visto em Dois Filhos de Francisco e Tropa de Elite (o primeiro) defende bem seu Renato Russo tanto na caracterização como na interpretação. Somos Tão Jovens consegue fugir do que seria mais óbvio em um filme sobre Renato Russo: nada de uma figura messiânica, enigmática, frases de efeito e reflexivas. O grande acerto da direção foi o de abordar um período mais leve da vida do líder da Legião Urbana, o que pegou de surpresa quem esperava assistir a um filme melancólico e sofrido. O filme até consegue arrancar risadas do espectador em alguns momentos. Para os fãs mais atentos é bacana ver várias figuras importantes do rock nacional ainda com os sonhos e expectativas da juventude. É importante que as novas gerações assistam para verem como era possível reunir a turma, trocar idéias e se divertir sem celulares, tabletes e redes sociais. Para aqueles um pouco mais velhos fica aquela nostalgia de um tempo em que acreditávamos que realmente era possível mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? De qualquer modo, não foi um tempo perdido.


A Dama de Ferro

Esta sim é a verdadeira dama de ferro!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Serginho Groisman no Provocações



Muito bom o programa Provocações, apresentado pelo ator e diretor Antônio Abujamra que teve a participação de Serginho Groisman. O apresentador do Altas Horas se saiu bem diante do tradicional sarcasmo de Abujamra. Confira no vídeo acima.

Novos cartazes de Homem de Aço


       A Warner divulgou hoje mais três cartazes de Homem de Aço, novo filme do Superman que estréia nos cinemas brasileiros dia 12 de Julho. Se você ainda tem um pé atrás com o longa, é bom lembrar que a direção é de Zack Snyder (300 e Watchmen) e a produção é do Christopher Nolan, diretor da trilogia de sucesso do Batman encerrada ano passado com O Cavaleiro das Trevas Ressurge.







sexta-feira, 10 de maio de 2013

Igreja, uma megacobertura


Este texto, de autoria de Carlos Alberto de Franco, foi publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo em 18 de Março de 2013. 



           Uma megacobertura. Não há outra palavra para definir o volume de informação a respeito da Igreja Católica. A surpreendente renúncia de Bento XVI, os bastidores do conclave, o impacto da eleição do primeiro pontífice da América Latina e a próxima Jornada Mundial da Juventude, encontro do papa Francisco com os jovens, em julho no Rio de Janeiro, puseram a Igreja no foco de todas as pautas.

A cobertura do Vaticano é um case jornalístico que merece uma análise técnica. Algumas patologias, evidentes para quem tem olhos de ver, estiveram presentes em certas matérias da imprensa mundial: engajamento ideológico, escassa especialização e pouco preparo técnico, falta de apuração, reprodução acrítica de declarações não contrastadas com fontes independentes e, sobretudo, a fácil concessão ao jornalismo declaratório.

Poucos, por exemplo, se aprofundaram no verdadeiro sentido da renúncia de Bento XVI e na qualidade de seu legado. O papa emérito, intelectual de grande estatura e homem de uma humildade que desarma, sempre foi julgado com o falso molde de um conservadorismo exacerbado. Mas, de fato, foi o grande promotor da realização do Concílio Vaticano II, o papa que mais avançou no diálogo com o mundo islâmico, o pontífice que empunhou o bisturi e tratou de rasgar o tumor das disputas internas de poder e o câncer dos desvios sexuais.

Sua renúncia, um gesto profético e transgressor, foi um ato moderno e revolucionário. Bento XVI não teve nenhum receio de mostrar ao mundo um papa exausto e sem condições de governar a Igreja num período complicado e difícil. Foi sincero. Até o fim. Ao mesmo tempo, sua renúncia produziu um vendaval na consciência dos cardeais. A decisão, inusual nas plataformas de poder, foi a chave para o início da urgente e necessária reforma da Igreja. O papa emérito, conscientemente afastado das bajulações e vaidades humanas e mergulhado na sua oração, está sendo uma alavanca de renovação da Igreja.

Nada disso, no entanto, apareceu na cobertura da mídia. Faltaram profundidade, análise séria, documentação. Ficamos, todos, focados nos boatos, nas intrigas, na ausência de notícia. Falou-se, diariamente, do relatório dos cardeais ao papa emérito denunciando supostos escândalos no Vaticano. Mas ninguém na mídia, rigorosamente ninguém, teve acesso ao documento. Os jornais, no entanto, entraram de cabeça no mundo conspiratório. Suposições, mesmo prováveis, não podem ganhar o status de certeza informativa.

Escrevia-me, recentemente, um excelente jornalista. "Acordei hoje cedo, li os jornais e me perguntei: sou só eu a me indignar muito com a proliferação de 'informações' inverificáveis, oriundas de fontes off the record ou de documentos 'sigilosos' sobre os quais não há nenhum outro dado que permita verificar sua realidade e consistência? Ninguém se questiona sobre tantos 'furos', 'obtidos' por jornalistas que escrevem a distância 'reportagens' tão nebulosas, redigidas em uma lógica claramente sensacionalista? Ninguém mais se preocupa com a checagem de informações, com a credibilidade das fontes?" Assino embaixo do seu desabafo.

A enxurrada de matérias sobre abuso sexual na Igreja é outro bom exemplo desses desvios. Setores da mídia definiram os abusos com uma expressão claramente equivocada: "pedofilia epidêmica". Poucos jornais fizeram o que deveriam ter feito: a análise objetiva dos fatos. O exame sereno, tecnicamente responsável, mostraria, acima de qualquer possibilidade de dúvida, que o número de delitos ocorridos é muitíssimo menor entre padres católicos do que em qualquer outra comunidade. O conhecido sociólogo italiano Massimo Introvigne mostrou que, num período de várias décadas, apenas cem sacerdotes foram denunciados e condenados na Itália, enquanto 6 mil professores de Educação Física sofriam condenação pelo mesmo delito. Na Alemanha, desde 1995, existiram 210 mil denúncias de abusos. Dessas 210 mil, 300 estavam ligadas ao clero, menos de 0,2%. Por que só nos ocupamos das 300 denúncias contra a Igreja? Mas e as outras 209 mil? Trata-se, como já afirmei, de um escândalo seletivo.

Claro que alguns representantes da Igreja - padres, bispos e cardeais - têm importante parcela de culpa. Na tentativa de evitar escândalos públicos, esconderam um problema que é inaceitável. Acresce a tudo isso o amadorismo, o despreparo e a falta de transparência da comunicação eclesiástica. O novo pontífice precisa enfrentar a batalha da comunicação. E o papa Francisco dá toda a impressão de que está decidido a estabelecer um diálogo direto e produtivo com a imprensa. O desejo de se reunir com os jornalistas na grande sala de audiência Paulo VI foi muito sugestivo.

A Igreja, com sua história bimilenar e precedentes de crises muito piores, é um fenômeno impressionante. E, obviamente, não é um assunto para ser tocado com amadorismo, engajamento ou preconceito. A má qualidade da cobertura da Igreja é, a meu ver, a ponta do iceberg de algo mais grave. Reproduzimos, frequentemente, o politicamente correto. Não apuramos. Não confrontamos informações de impacto com fontes independentes. Ficamos reféns de grupos que pretendem controlar a agenda pública. Mas o jornalismo de qualidade não pode ficar refém de ninguém: nem da Igreja, nem dos políticos, nem do movimento gay, nem dos fundamentalistas, nem dos ambientalistas, nem dos governos. Devemos, sim, ficar reféns da verdade e dos fatos.

Há espaço, e muito, para o bom jornalismo. Basta cuidar do conteúdo e estabelecer metodologias e processos eficientes de controle de qualidade da informação.


* Carlos Alberto de Franco é doutor em Comunicação pela Unversidade de Navarra e diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Islamismo

Trabalho feito para a aula de Ética nas Religiões na pós graduação em Ciência das Religiões na Faculdade São Bento




Ética no Islã


Diferenças entre a Bíblia e o Corão
No cristianismo o Verbo se faz carne; no islamismo o verbo se faz livro. Tudo que no cristianismo se atribui a Jesus, no islamismo é atribuído ao Corão.
No cristianismo a atenção volta-se para Jesus, que transmite ensinamentos de ordem espiritual – o mensageiro é o mais importante; Já o islamismo volta-se para o Corão que ao mesmo tempo transmite os ensinamentos espirituais e também ao modo como o fiel deve se comportar desde a vida no casamento até as regras para se fazer negócios.

O Corão contém a base das leis islâmicas – a Charia, que regula toda a vida dos fiéis, estipulando desde as regras de herança no divórcio até o comportamento nas ruas e mesquita.
O lado exterior é obrigatório a todos os fiéis. O aspecto místico é apenas para aqueles que se mostrarem aptos moral e intelectualmente, os que têm vocação contemplativa. A Charia é a lei da ação; o sufismo a lei da contemplação.


A Jihad (esforço na causa da fé)
Lutai na via de Deus contra aqueles que vos atacam, mas nunca inicieis as hostilidades. Deus não aprecia os agressores (sura 2,190)
A Jihad mais importante é a luta espiritual contra o ego e a vaidade.

“Nenhum de vós sois um crente enquanto não devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos”.
Maomé


Mensagem universalista
“Os melhores amigos dos muçulmanos são aqueles que dizem: Somos cristãos. Isto porque há sacerdotes e monges entre eles e não são orgulhosos”.
Corão: 5:82

O mais tolerante entre os monoteísmos, pois considera os judeus, cristão e hindus como “os povos do livro,” seguidores de religiões boas.

Jesus ocupa um lugar de destaque entre os profetas, é o Verbo de Alá, nascido de uma virgem. Realizou diversos milagres. O monoteísmo do Islã não o admite como sendo igual a Deus.

A Virgem Maria é a única mulher mencionada em todo o Corão (que lhe dedica toda uma sura) e é modelo para a mulher muçulmana. Muçulmanos fazem peregrinações aos santuários marianos da Europa.
Éfeso, no sudoeste da Turquia é outro lugar de peregrinação mariana, pois segundo tradição foi para lá que Maria se retirou após a crucifixão. Neste local se deu sua assunção.  

Fundamentalismo: Originalmente se referia a comunidades evangélicas dos EUA surgidas no início do século XX, que perplexas com o avanço do liberalismo, pretendiam retornar aos fundamentos do evangelho; A designação até então não tinha o caráter negativo que adquiriu posteriormente.

Até  meados do século XX a visão que tinha do Islamismo era a de uma religião conformista e fatalista.

A situação começou a mudar quando filhos das elites começaram a estudar nas universidades ocidentais e a ter contado com doutrinas revolucionárias: Marxismo, terceiro mundismo, marxismo-leninismo.





"Vem, vem, seja você quem for

Não importa se você é um infiel, um idólatra, um adorador do fogo

Vem, nossa irmandade não é um lugar de desespero

Vem, mesmo tendo violado seu juramento cem vezes

Vem assim mesmo".

Jalaluddin Rumi



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Action figures: Superman - Para o alto e avante!!!



O eterno Superman de Christopher Reeve

Superman e sua prima Kara

SHAZAM! Superman versus Capitão marvel

Superman e seu pai Jor-El

O traço inconfundível  do cartoon de Paul  Dini e Bruce Tim

Do novo filme Man Of Steel




Superman - O Retorno, de 2006

Da série Super Amigos


Superman comunista? Da grafic novel Red Son, onde, numa realidade paralela  a nave  que traz o pequeno Kal-El cai na União Soviética

Mais um imagem de Red Son




Outra do novo filme Man Of Steel







Moto de Ferro


Será que Tony Stark aprovaria este protótipo? 

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores